Ricoh é incluída na lista de “Líderes Climáticos da Região Asia-Pacífico” pelo segundo ano consecutivo

TOKIO, 30 de junho 2023 – A Ricoh anunciou hoje sua inclusão na lista “Asia-Pacific Climate Leaders 2023” como uma das 275 empresas reconhecidas. Desenvolvida pelo jornal econômico inglês Financial Times e pelo instituto de pesquisas Statista, esta lista reconhece as companhias com sede nesta região que atingiram a maior redução na intensidade de suas emissões principais entre 2016 e 2021. A partir dos dados fornecidos pelas empresas participantes, a redução foi calculada a partir do aumento/diminuição das emissões de gases de efeito estufa (intensidade) em relação à receita de cada empresa. Também se levou em conta a transparência em relação às emissões de Alcance 3, a pontuação do CDP e a aprovação das iniciativas Science Based Target (SBTi).

Em abril de 2017, a Ricoh se converteu na primeira empresa japonesa a unir-se ao RE100, um grupo de colaboração formado pelas empresas mais influentes do mundo comprometidas com o uso de eletricidade 100% renovável. A companhia estabeleceu objetivos ambiciosos, tratando de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (Alcance 1 e 2) em 63% e no Alcance 3 em 40% em 2030, em comparação com o nível do ano fiscal de 2015. Este objetivo está aprovado pelo SBTi e está alinhado com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. Em março de 2021, a Ricoh elevou seu objetivo de uso de energia renovável para 2030 de 30% para 50%, visando acelerar a transição até a meta de 100% de eletricidade gerada por fontes renováveis em 2050.

Os esforços da empresa também incluem: a melhoria dos processos de produção, a implementação de equipes de alta eficiência e economia energética, a aquisição da certificação Net Zero Energy Building nos centros de negócio do Japão e a compra de veículos elétricos para a frota corporativa. Além dos esforços de economia de energia a partir da revisão do processo logístico, a Ricoh está fazendo esforços para implementar a energia renovável em seus próprios sites. Entre estes esforços está o uso do modelo PPA no local como energia renovável e a assinatura do Virtual Power Purchase Agreement (VPPA) no Japão. A eletricidade utilizada para a produção global dos equipamentos multifuncionais A3, em sua totalidade, provém de fontes renováveis.

Asia-Pacific Climate Leaders 2023: